Por Marcos Cardial | Assecom AIA
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas". a Prefeitura de Alto Araguaia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Direitos da Mulher (CMDM) realiza nesta quinta-feira (7.ago.2025) a 1ª Conferência Municipal do Conselho dos Direitos da Mulher. O evento acontecerá no auditório da Alba Berigo, na Câmara de Vereadores das 7h30 às 17h (horário de Brasília).
A conferência também marca a abertura oficial do Agosto Lilás, um marco anual de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres e que reforça o papel da Lei Maria da Penha como instrumento de proteção e transformação de vidas. O evento, realizado em parceria com o Conselho Municipal do Conselho dos Direitos da Mulher e Câmara de Vereadores, através da Sala da Procuradoria da Mulher, visa a promoção da igualdade de gênero e a defesa dos direitos das mulheres no município. A iniciativa tem ainda o propósito articular propostas que serão levadas às etapas estadual e nacional.
A participação é aberta e todas as mulheres que vão contribuir com suas experiências, demandas e propostas. Na ocasião, também, serão eleitas as delegadas que vão representar Alto Araguaia na Conferência Estadual que será dias 13, 14 e 15 de agosto em Cuiabá e, posteriormente, podem também representar no âmbito nacional, que acontecerá entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro de 2025, em Brasília.
A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social de Alto Araguaia, Laura Guimarães, ressaltou que a etapa municipal é fundamental discussão e formatação de propostas para fortalecimento das políticas públicas em defesa das mulheres.
"É uma etapa estratégica na construção e fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres no município, que abordam questões como violência de gênero, saúde, trabalho, educação e participação política das mulheres, entre outros temas", destaca.